Curitiba
A capital do Estado do Paraná (PR) é considerada uma cidade com avanços importantes no transporte público acessível. Até dezembro de 2019, em torno de 98% dos ônibus do município eram adaptados, com elevadores nos veículos ou embarque em nível nas estações, além de possuírem espaço reservados para cadeirantes ou pessoas acompanhadas de cão-guia. De acordo com a Urbanização de Curitiba S/A (URBS), empresa que controla o transporte público da capital paranaense, em pouco tempo, a acessibilidade deve ser de 100%, acompanhando a renovação da frota.
Uberlândia
Segunda maior cidade do Estado de Minas Gerais, Uberlândia é a primeira do Brasil a ter a frota de ônibus 100% adaptada. A cidade recebeu, em 2012, por causa disso, o Certificado de Boas Práticas em Transporte da ONU Habitat. Todos os ônibus do transporte coletivo contam com elevadores e layout interno adequados. Já os terminais de ônibus possuem rampas e elevadores de acesso, o que proporciona deslocamentos mais seguros e autônomos.
Uberlândia também possui táxis acessíveis e veículos adaptados, que oferecem o serviço de transporte aos passageiros com deficiência. Nas calçadas da cidade, foram instaladas em torno de 5 mil rampas para facilitar a locomoção dos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Todos os prédios públicos municipais são acessíveis, bem como os eventos realizados pelo município.