Cidade pequena com uma história gigante, Cádiz, Espanha, é uma jóia da Andaluzia que se destacou no mapa internacional por seu movimentado porto e cujas influências já chegaram até o Brasil!
Uma das cidades mais antigas da Europa, a cidade já foi disputada por fenícios, gregos, romanos, muçulmanos e outros povos ao longo da história, reunindo em seu centro histórico muito bem preservado heranças de diferentes civilizações.
Mas seus tesouros históricos não são as únicas atrações que a cidade guarda. Por lá você também vai encontrar uma gastronomia primorosa, excelentes museus e praias paradisíacas, de areia branca e mar azul.
Quer saber mais? Confira o guia definitivo de Cádiz que preparamos para te ajudar a planejar a sua viagem!
Seguro viagem com 20% de desconto? Exclusivo com o cupom BLOG20, compre agora!
Cádiz, Espanha: passeios e outras dicas de viagem!
Com pouco mais de 100 mil habitantes, a cidade Cádiz, Espanha, foi fundada há mais de 1.000 anos pelos fenícios por conta de sua privilegiada localização, em uma baía de águas tranquilas bastante vantajosa para transporte marítimo.
Desde então, a antiga Gadir dos fenícios ganhou vida própria, atraiu o interesse de cartagineses, gregos, romanos, normandos, mouros e outros povos, firmou-se como um dos mais importantes portos da Europa e hoje é um consolidado destino turístico.
Uma das certezas que espera o visitante por lá é a garantia de belas praias, onde o sol brilha o ano inteiro e o ritmo da vida parece desacelerado, mais tranquilo, longe da vida atribulada das grandes cidades.
Depois do dia à beira-mar, nada melhor que explorar os tesouros históricos da Plaza San Juan de Dios, como a Catedral de Cádiz e a Torre Tavira, bem como vestígios de tempos ainda mais antigos, como o milenar Teatro Romano.
E que tal conhecer os fortes de São Sebastião e Santa Catalina ou os espetaculares restaurantes locais, que servem as maiores delícias da cozinha andaluzia?
No fim das contas, uma coisa é certa: prepare-se para se apaixonar por um dos destinos mais surpreendentes da Espanha!
Onde fica Cádiz na Espanha?
Cádiz é uma cidade e porto da Espanha situada na região da Andaluzia, em uma península na costa sudoeste do país, às margens do Oceano Atlântico.
O destino fica a 646 km da capital do país, Madrid, e ainda mais perto da capital de Portugal, Lisboa, a 580 km. Outros destinos espanhóis também ficam próximos, como Sevilha (120 km), Málaga (233 km) e Granada (290 km).
Cádiz: mapa
A cidade andaluz vive uma situação paradoxal: é simultaneamente muito importante para a economia do país e tem um território diminuto, com pouco mais de 13 km².
A boa notícia é que isso significa que você não vai perder muito tempo se deslocando pela cidade: dá para fazer praticamente tudo a pé e com eficiência nos deslocamentos.
Confira onde fica Cádiz, Espanha, no mapa!
Como ir a Cádiz?
O viajante tem várias opções em mãos para definir como chegar a essa cidade portuária da Espanha. Você pode escolher entre avião, carro, trem, ônibus e até barco!
Quem chega de avião desembarca em Jerez de la Frontera, cidade a 35 km de distância, onde fica o aeroporto perto de Cádiz, Espanha, que recebe voos com uma ou duas conexões oriundos do Brasil.
Se você já está viajando pela Espanha, pode pegar um trem da empresa RENFE, que faz o trajeto a partir de Sevilha em apenas 1h40 e também opera trechos a partir de Madrid, Barcelona e outras cidades do país.
Cádiz também faz parte da rota de navios de cruzeiro, ferry e catamarã a partir de Gênova, na Itália, Ilhas Canárias e outros destinos da região.
Por via terrestre, o acesso é feito de carro ou ônibus pela rodovia Autovía del Suroeste/A-5 e A-66.
No Passagens Promo você encontra voos das melhores companhias aéreas pelo melhor custo-benefício, com descontos de até 35%. Faça uma simulação gratuita para começar a planejar a sua viagem sem abrir mão da economia.
Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar!
Quando ir a cidade de Cádiz?
O clima fica agradável de janeiro a janeiro em Cádiz, Espanha: até mesmo no gelado inverno europeu, entre dezembro e fevereiro, os termômetros têm média agradável, em torno de 16ºC.
O inverno é também a época mais úmida da cidade, o que reduz o movimento turístico e derruba os preços, surgindo como uma boa opção para quem pretende economizar.
Não restam dúvidas, porém, que a melhor época para visitar a cidade andaluz é o verão, quando o calor de até 30ºC atrai turistas do mundo inteiro em busca das praias atlânticas de Cádiz.
Se você deseja evitar o auge da temporada turística na região, pode ser interessante visitar o destino entre abril e meados de junho ou entre setembro e outubro, quando as temperaturas ainda estão elevadas e a cidade está mais vazia.
Conheça os melhores destinos da Espanha com segurança!
Você não pode deixar de contratar um bom seguro viagem antes de embarcar com destino à Espanha, pois o item é obrigatório para qualquer turista que visita o país europeu e diversos outros destinos da região.
Mais que uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem é sinônimo de tranquilidade para o turista, que viaja protegido em caso de imprevistos e perrengues com potencial para estragar a experiência.
O seguro viagem garante coberturas diversas, incluindo assistência médica e odontológica, seguro de bagagem, auxílio por atraso ou cancelamento de voo, transfer médico de emergência, entre outros.
No Seguros Promo você encontra os melhores e mais completos planos de seguro viagem pela melhor oferta do mercado, com opções a partir de R$ 16,00 por dia.
Acesse o buscador agora mesmo para fazer uma cotação gratuita, conhecer ofertas das melhores seguradoras e tirar todas as suas dúvidas com um de nossos consultores!
O que fazer em Cádiz em um dia?
Vai passar pela cidade no seu roteiro ibérico? Prepare-se para conhecer um verdadeiro museu a céu aberto com muitos tesouros históricos e belas praias!
Vem conferir o que fazer em Cádiz, Espanha!
Catedral de Cádiz
A Catedral de Cádiz, em estilo barroco e neoclássico, é considerada uma das obras-primas da arquitetura espanhola. A construção é tão elaborada que demorou mais de um século para ser concluída.
A cúpula dourada da belíssima igreja reluz ao sol e chama a atenção a longas distâncias. Para completar o cenário idílico, o templo fica praticamente de frente ao mar, em localização mais que privilegiada para curtir a vista.
Você pode conhecer a igreja gratuitamente, mas vale a pena se inscrever em uma das visitas guiadas que leva até pontos mais exclusivos da catedral, como a cripta, a Casa de las Contadurías e a Torre do Relógio.
Plaza de San Juan de Dios
A cidade Cádiz, Espanha, tem muitas praças monumentais, mas nenhuma é tão bonita e/ou importante quanto a Plaza de San Juan de Dios.
É ali que estão algumas das construções mais icônicas da cidade, como a Câmara Municipal, a Prefeitura e a histórica Iglesia de San Juan de Dios.
A praça é um espaço muito agradável, com fonte e jardins, rodeada por bares, bistrôs e restaurantes. Um local recomendado para recarregar as energias entre um passeio e outro.
Torre Tavira
A proteção de um porto robusto e próspero como Cádiz era feita com nada menos que 126 torres, de onde os mercadores conseguiam observar à distância o movimento de navios e mercadorias.
A mais alta e importante da cidade é a Torre Tavira, aberta à visitação pública.
Que tal conhecer a vista do alto da torre e aproveitar para visitar a Câmara Obscura, de onde é possível ter vista panorâmica da cidade?
Vale a pena se organizar para adquirir os ingressos com antecedência para evitar as longas filas da atração, especialmente no verão.
Forte de São Sebastião
Também conhecido como Castelo de São Sebastião, o Forte de São Sebastião é uma atração gratuita e muito interessante, que pode enriquecer o seu roteiro em Cádiz, Espanha.
A fortaleza foi erguida em uma ilhota próxima à costa, conectada à orla por um cais, onde supostamente ficava o Templo de Cronos, uma deidade adorada na Grécia Antiga.
No local, você pode conhecer um pouco mais sobre a história da região e, de quebra, curtir uma vista incrível da orla e do mar.
Forte de Santa Catalina
No extremo oposto da orla em que fica o Forte de São Sebastião está outra fortaleza imperdível de Cádiz: o Forte de Santa Catalina, um dos pontos estratégicos das defesas da cidade no passado.
Também chamado de Castelo de Santa Catalina, o forte tem formato de estrela e foi construído para proteger a cidade após um violento ataque anglo-holandês, durante a Idade Média.
Hoje, o espaço reúne vários pavilhões que recebem exposições de arte e eventos, além de uma pequena capela e a entrada é gratuita!
Teatro Romano
Não se esqueça de que Cádiz é uma cidade milenar, que teve muita importância para diferentes civilizações, incluindo os poderosos romanos.
Um dos vestígios da presença desse povo na região é o complexo de ruínas do Teatro Romano, datado do século I a.C: trata-se do anfiteatro mais antigo de toda a Espanha.
O anfiteatro é pequeno, mas tem entrada gratuita e pode ser um passeio muito interessante, especialmente se você gosta de história.
Praias de Cádiz
Uma das melhores coisas para fazer na cidade andaluz é curtir as praias de Cádiz, Espanha: a cidade tem um extenso litoral cheio de atrações!
Embora o mar não seja adequado para banho em alguns pontos, como a famosa Praia de la Caleta e a Praia Victoria, a orla é margeada por um agradável calçadão recheado de lojas, sorveterias, bares e restaurantes com vista do mar.
Em outros pontos você pode se banhar à vontade e até praticar esportes como windsurf e surfe em praias como Valdevaqueros, Bolonia, Cortadura e Santa Maria del Mar.
Se preferir, vale a pena contratar passeios de barco para explorar o litoral da região e visitar praias mais distantes.
Quantos dias para conhecer Cádiz?
Cádiz é uma cidade pequena, não muito maior que um bairro de uma grande cidade brasileira. Por isso, você não vai precisar despender muito tempo para explorar as atrações locais.
Em média, um dia é o suficiente para conhecer os cenários mais famosos e imperdíveis da cidade. Caso você deseje desfrutar um pouco mais das praias da região, vale a pena adicionar mais um ou dois dias a seu roteiro.
Como é morar em Cádiz, Espanha?
O clima agradável de janeiro a janeiro faz com que muitas pessoas se interessem em fazer as malas para morar em Cádiz, Espanha.
Mas não é só isso que atrai imigrantes de todos os cantos: a cidade é muito segura, tem um porto movimentado que gera muitas posições de trabalho, além de ter custo de vida 22% mais baixo em comparação a Madrid, de acordo com o site Expatistan.
Antes de fazer as malas para se mudar para Cádiz, no entanto, você precisa ter em mente que a cidade dispõe de boa infraestrutura, mas é pequena até para os padrões espanhóis.
Quem está acostumado a grandes metrópoles pode estranhar a mudança de ritmo!
Mas se você não liga para a vibe urbana e prefere viver em centros menores, mais tranquilos e seguros, a cidade andaluz pode, sim, ser uma excelente opção para viver!
Onde comer em Cádiz, Espanha
Não é difícil encontrar onde comer em Cádiz, Espanha. Destino perfeito para quem gosta de frutos do mar, a cidade tem uma concentração significativa de restaurantes de qualidade em diversas faixas de preço.
A maior parte dos restaurantes está reunida no centro histórico, especialmente próximo às grandes praças da cidade, como a Plaza Candelaria, a Plaza de España, a Plaza de Mina, a Plaza San Juan de Dios e a Plaza San Antonio.
Há também excelentes opções gastronômicas nos arredores do Porto de Cádiz, Espanha, e ao longo da orla, desde a Punta de San Felipe à Playa de la Cortadura.
O que significa Cádiz?
O nome da cidade Cádiz, Espanha, é uma adaptação do primeiro nome que a cidade recebeu, logo após sua fundação, em 1.104 a.C., pelos fenícios.
Naquela ocasião, a região foi batizada como Gadir, sendo transformada em Gades e, posteriormente, Gadira pelos romanos séculos depois.
Alguns estudiosos indicam que a origem do nome seria a palavra árabe qādi, que significa “juiz muçulmano que acumula funções civis e religiosas”.
Seu seguro viagem para a Europa está aqui no Seguros Promo!
Não deixe de contratar um seguro viagem antes de visitar Cádiz, Espanha. O item é obrigatório para quem deseja visitar o país europeu e qualquer outro destino do Espaço de Schengen.
Além de atender a uma exigência das autoridades europeias, o seguro viagem garante amparo financeiro e prático ao viajante em diferentes cenários, como emergências médicas, odontológicas e hospitalares, extravio de bagagem, entre outros.
O buscador Seguros Promo te ajuda a encontrar os melhores planos das principais seguradoras do mercado sem dificuldade: você pode comparar preços e serviços gratuitamente para encontrar a melhor opção para a sua viagem.
Faça uma cotação gratuita e descubra que garantir a tranquilidade durante a sua viagem pode sair mais barato do que você imagina! De Promo você pode!
Continue sua leitura!