A prática de esportes é uma ótima opção para que pessoas com algum tipo de deficiência possam se desenvolver, melhorar a autonomia e ainda descobrir alguma habilidade. Além de ser um momento divertido e inclusivo, também é recomendado por profissionais da saúde como uma opção que contribui para saúde física e mental do paciente.
Da mesma forma, quando praticado em grupo, o esporte ajuda a melhorar o convívio social entre todos os envolvidos. Mas você deve estar se perguntando, como começar?
Muitas pessoas com deficiência começam a praticar esportes pelas escolas. É através do ensino, com profissionais da educação física, que esse primeiro contato pode acontecer, aliando prazer, saúde e educação.
Sendo assim, pensando na importância desse tema, resolvemos trazer como envolver crianças e adolescentes com deficiência em esportes nas escolas.
Siga a leitura e descubra como esse contato com o esporte pode acontecer!
Educação física e esportes adaptados
O esporte é um dos principais conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Da mesma forma, são nestes momentos que, normalmente, acontece o primeiro contato de crianças e adolescentes com a prática esportiva. Sendo assim, cabe ao profissional da área ter o entendimento necessário para transformar o conteúdo esporte em um recurso pedagógico e inclusivo, possibilitando que todos os alunos tenham a possibilidade de se envolver com diferentes modalidades e descobrirem novas habilidades.
Já no que diz respeito ao esporte adaptado, cabe salientar que é possível desenvolvê-lo por meio de diferentes recursos através da escola. Basta seguir alguns métodos recreativos. Além disso, é importante que o professor esteja atento a questões como o grau e tipo de deficiência do aluno, assim como histórico motor, além de objetivos educacionais para determinar as adaptações necessárias à atividade proposta em aula.
Da mesma forma, é necessário que os professores de educação física que desenvolvem esportes adaptados mantenham contato com profissionais da saúde, que atendem pessoas com deficiência, para que haja uma troca de conhecimento e assim sejam prescritos programas esportivos que supram necessidades especiais. Assim, promove-se a segurança do aluno ao executar determinado exercício, assegurando o primeiro estágio de desenvolvimento na prática esportiva.
Por fim, seja para fins de competição ou alto rendimento, educação, lazer ou reabilitação, envolver pessoas com deficiência em esportes adaptados através das escolas é uma ótima alternativa para promover a inclusão e o bem-estar de todos.
Como desenvolver esportes adaptados nas escolas
Para envolver crianças e adolescentes com deficiência em atividades esportivas ou programas de exercícios através das escolas é preciso ter alguns cuidados sobre adaptação. Primeiramente, observar quais as principais necessidades do aluno, assim como equipamentos e aparelhos a serem utilizados na execução da atividade física ou modalidade esportiva.
No caso de alunos que utilizam cadeira de rodas, por exemplo, deve haver uma adaptação ao equipamento por meio de atividades específicas junto a cadeira, que visem aprimorar sua propulsão em situações do esporte que envolvam movimentos precisos, como: para frente, para trás, em curvas, com obstáculos, em terrenos acidentados, movimentação lenta, média ou acelerada.
Da mesma forma, o objetivo é que o praticante do esporte se torne íntimo da estrutura e tenha domínio de sua cadeira de rodas. Dessa forma evitam-se possíveis acidentes, além de englobar toda adaptação necessária para determinada prática esportiva.
Além disso, outro ponto importante diz respeito à acessibilidade. É necessário que o local a ser praticado o esporte tenha suas instalações acessíveis e que atendam diferentes necessidades para pessoas com deficiência. Da mesma forma, os padrões de acessibilidade são ditados pela ABNT e garantem que sejam atendidas condições adequadas e seguras para atender pessoas com necessidades em toda estrutura do local onde serão praticados os esportes, devendo garantir a circulação adequada em toda sua área.
Outros cuidados para desenvolver esportes adaptados nas escolas devem ser seguidos nos seguintes aspectos:
Espaços acessíveis
É importante delimitar os espaços acessíveis destinados à prática esportiva para evitar dificuldades de deslocamentos. Além disso, optar por locais que apresentem terrenos planos, sem ondulações, cascalhos ou irregularidades também evitam transtornos e proporcionam uma melhor mobilidade e diminuição do cansaço físico para os alunos com mobilidade reduzida ou que utilizam cadeira de rodas.
Materiais de auxílio
Antes de propor uma atividade esportiva para alunos com deficiência, é importante estar atento aos materiais que serão utilizados para execução da atividade. Por exemplo: utilizar materiais macios para alunos com dificuldades de percepção; materiais alternativos e adaptados para alunos com Paralisa Cerebral ou cadeira de rodas para aqueles que possuem problemas de equilíbrio; proteger os aparelhos com espuma em suas extremidades para evitar lesões.
Adaptar regras dos jogos
Dependendo do esporte escolhido, é possível adaptar suas regras e alterar o que for necessário para que o grupo participante possa executar facilmente a atividade. Além disso, adequar a pontuação ou o objetivo do jogo também é uma maneira que permite o máximo de igualdade entre os participantes, além de fazer com que os alunos tenham êxito, mantendo o grupo motivado e confiante.
Uma dica interessante é se inspirar nos Jogos Paralímpicos para saber como funciona as regras dos esportes adaptados para atletas com deficiência. Assim é possível desenvolver diferentes atividades existentes no mundo dos esportes e adaptá-los para as necessidades dos alunos.
Habilidades individuais
É de extrema importância que o professor saiba identificar as habilidades individuais de cada aluno, estimulando o participante a descobrir suas potencialidades, ao mesmo tempo que promove as execuções com êxito e aprimora sua função. Da mesma forma, identificar aqueles que possuem dificuldades motoras ou técnicas em determinados movimentos para que possam ser realocados em outras posições do jogo, e assim executarem a tarefa da melhor forma possível.
Trabalho em equipe
Promover atividades físicas em duplas, trios ou grupos é uma forma de promover o trabalho em equipe e fazer com que todos possam se ajudar para atingir um mesmo propósito. Além disso, é uma forma de fortalecer a inclusão na prática de esporte nas escolas, onde todos podem auxiliar um ao outro, trocar ideias, experiências e fortalecer o convívio social.
Aluno ajudante ou colaborador
Outra forma de manter todos os alunos envolvidos no esporte adaptado e promover a inclusão, é escolher alunos ajudantes ou colaboradores. Assim, os alunos que não podem desenvolver determinada atividade por motivos diversos, não deixam de participar da atividade, da mesma forma que é integrado ao grupo como ajudante do professor e dos colegas na execução das atividades, além de perceberem sua importância perante a turma.
No Blog da Freedom temos o exemplo de Rob Mendez, treinador de futebol americano com deficiência, que iniciou seu contato com o esporte sendo ajudante dos amigos enquanto praticavam esportes.
Cuidados que crianças e adolescentes devem ter ao praticar esportes adaptados
Para que crianças e adolescentes possam participar de modalidades esportivas nas escolas é preciso que os responsáveis também tenham alguns cuidados. Isso porque muitas atividades podem causar desgastes devido ao esforço físico e até causar agravantes de saúde.
Sendo assim, é necessário que a pessoa com deficiência se submeta a uma avaliação médica contínua para compreender quais as atividades físicas pode praticar, assim como detectar as condições secundárias de saúde, que normalmente são fatores limitantes para determinadas práticas, tais como: infecções, febre, alterações acentuadas de temperatura corporal, dermatites, escaras, dor sem causa conhecida, recuperação após cirurgias e fraturas. Pois assim é possível prevenir lesões e garantir práticas esportivas saudáveis, promovendo o bem-estar do praticante.
Benefícios de envolver pessoas com deficiência em esportes nas escolas
A legislação compreende a inclusão escolar e social de pessoas com deficiência e, por isso, acredita-se que cada vez mais essa participação estará amparada e promovida também para atividades de educação física que envolvam esportes adaptados. Da mesma forma, cabe aos profissionais da educação física o interesse pelo tema, e assim aprimorarem suas funções para que haja a inclusão de todos os alunos nas aulas.
Pois a prática de atividade física nas escolas é uma oportunidade de fortalecer o relacionamento entre todos os estudantes. E cabe ao educador realizar a relação do esporte e da inclusão, proporcionando momentos que aliam a educação, união e o trabalho em equipe.
Ao mesmo tempo, os benefícios ao envolver crianças e adolescentes em esportes através das escolas são mútuos, entre eles o enriquecimento de saberes corporais, experiências lúdicas, emocionais e sociais. Assim como promover a superação de limites e fortalecer a autoestima.
Por fim, a prática esportiva adaptada nas escolas é um meio para incentivar os estudantes a compreenderem valores sociais como a empatia e o respeito. Além de aprimorar o senso de coletividade, onde todos trabalham por um objetivo em comum.
Agora que você já sabe como envolver pessoas com deficiência nos esportes através das escolas e os benefícios dessa inclusão, nos conte nos comentários se você conhece algum programa de esporte adaptado.
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