A cidade de Lagos, Portugal, é famosa por ter suas raízes fundamentadas na época das grandes descobertas portuguesas ligadas à navegação, e além disso, as praias do Algarve, onde fica Lagos, são marcadas por suas belezas naturais.
Há muito o que visitar em Lagos. A cidade se desenvolveu por meio de comunidades pesqueiras que se reuniram e transformaram o local em um importante ponto comercial.
É possível visitar as memórias desse passado observando os edifícios barrocos, conhecendo lugares como o Museu Municipal Dr. José Formosinho e a Igreja de Santa Maria, erguida no século XV.
Neste texto, além da curiosa história de Lagos, Portugal, vamos explorar também as charmosas praias do Algarve. Acompanhe para ficar por dentro do assunto e pegar várias dicas de viagem. Boa leitura!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
Lagos, Portugal: guia completo para explorar a cidade!
A vida noturna na cidade é dinâmica, os bares e cafés ficam abertos até tarde em diversas áreas da cidade.
Recomenda-se um passeio na Marina de Lagos, Portugal, repleta de veleiros elegantes e o mar límpido em tons azuis.
Quer saber quais as melhores praias do Algarve em Lagos e onde experimentar a culinária lusitana? Então, a gente te conta tudo!
A Avenida dos Descobrimentos é repleta de restaurantes, assim como nas proximidades da marina e da Praça Gil Eanes.
Continue no texto abaixo mais dicas sobre o que visitar em Lagos.
Onde fica Lagos em Portugal?
A cidade de Lagos fica no distrito de Faro, sub-região e região do Algarve, no sul de Portugal. O município é vizinho de Monchique, Portimão, a oeste fica a Vila do Bispo, a noroeste está Aljezur e ao sul é banhado pelo oceano Atlântico.
Lagos tem mais de 30 mil habitantes e uma história incrível. A região já foi disputada por portugueses, romanos e mouros, enquanto cartagineses, gregos e até os fenícios já estiveram por lá.
Lagos, Portugal: mapa
Ter o mapa de Lagos é fundamental para se locomover na região e não se perder. Além disso, com o mapa dá para traçar as melhores rotas para chegar aos pontos turísticos, praias e cidades vizinhas.
É muito prático também para encontrar o hotel, bares e restaurantes, e também estabelecimentos como farmácias, hospitais e mercados. Confira a seguir o mapa de Lagos, Portugal.
Como ir para Lagos em Portugal?
Não existe voo direto do Brasil para a cidade de Lagos. É necessário fazer uma ou mais escalas em aeroportos portugueses ou europeus até Faro, e de lá seguir para oeste de carro ou ônibus.
Lagos é ligada à Lisboa por ferrovia, mas o turista deve desembarcar na Estação de Tunes e de lá pegar o trem regional para Lagos. Outra forma de chegar é embarcando em um ônibus a partir de Faro, Portimão ou Lisboa.
Quando ir a cidade de Lagos?
O sul de Portugal é quente de março a novembro, mas se você gosta de praias menos movimentadas, prefira viajar nos meses de maio e junho.
A alta temporada é nos meses de julho e início de setembro, época de calor intenso na europa, perfeito para aproveitar as praias, mas um pouco incômodo para caminhar pelas ruas. Sem contar que na alta temporada os preços são bem mais altos!
O inverno na região é de temperaturas amenas, somente do início de janeiro ao fim de abril as águas ficam geladas.
Onde se hospedar na cidade de Lagos, Portugal?
A cidade de Lagos é repleta de bons hotéis e áreas que mais parecem um museu a céu aberto para se hospedar. A Cidade Velha, por exemplo, além das boas opções de hospedagens, tem restaurantes e lojas.
Ameijeira é um lugar calmo e tem belas praias a leste. O Portos de Mós também é ótimo para quem deseja se hospedar de frente para o Oceano Atlântico.
Independente de qual seja a região da cidade de Lagos que escolheu se hospedar, com o El Quarto você encontra valores promocionais e as melhores condições para pagamento.
Na verdade, a plataforma buscadora El Quarto encontra hotéis em qualquer parte do mundo! É só acessar o site, inserir o nome da cidade que vai visitar, período de estadia e o tipo de acomodação que precisa.
Depois, a busca é mostrada na tela e basta você escolher a opção que mais lhe agrada e fechar a reserva. Simples e fácil.
Não se esqueça do seguro viagem para Portugal!
Para visitar a famosa região do Algarve, nadar em suas praias paradisíacas e provar as deliciosas receitas mediterrânicas, será necessário contratar um plano de seguro viagem com cobertura internacional de saúde.
O Tratado de Schengen, do qual Portugal faz parte, exige o seguro viagem para estrangeiros se deslocarem pelo território.
Por isso, se quiser visitar a cidade de Lagos, o Algarve, e outros países da Europa além de Portugal, consulte o melhor preço de seguro viagem com o Seguros Promo.
Sempre há excelentes cupons de desconto e o preço é garantidamente o melhor do mercado.
O que fazer em Lagos, Portugal
A cidade de Lagos abriga praias incríveis, como é o caso da faixa entre a Ponta da Piedade e o centro histórico. As praias ficam em pontos por entre as impressionantes formações geológicas.
Inclusive, a viagem de barco para ver as falésias do mar é um passeio turístico altamente recomendável. Confira a seguir as melhores atrações locais e o que tem de mais legal para fazer em Lagos, Portugal.
Avenida dos Descobrimentos
A Avenida dos Descobrimentos é a principal rua de Lagos e localiza-se ao longo da margem do rio. O calçadão que fica entre o canal e a avenida é um ótimo espaço para caminhar, seja durante o dia ou à noite.
A via concentra bons restaurantes, como o Adega da Marina e o Mar Restaurante Bar, barracas de artesanato e também é onde são oferecidos os passeios turísticos.
Praça Gil Eanes
A Praça de Gil Eanes conecta os calçadões destinados ao uso de pedestres e tem ótimos restaurantes e lojinhas. Fica na entrada do centro histórico e é a praça mais famosa da cidade de Lagos.
É o coração da cidade. Uma estátua de Dom Sebastião foi colocada no centro da praça, escultura do artista João Cutileiro.
Vale a pena conhecer também a Praça Luís de Camões nas proximidades com seus edifícios históricos, destaque para o casarão de ladrilhos verdes.
Igreja de Santa Maria de Lagos
Foi construída em 1498 e apresenta uma fachada simétrica simples de duas torres sineiras. Fica de frente para a Praça Infante Dom Henrique, uma importante área aberta dedicada a eventos sociais e culturais na cidade de Lagos.
Inicialmente era chamada de Igreja da Misericórdia. Enquadrada no estilo neoclássico, possui um interior simples, mas uma história extensa.
Em 2005, durante sondagens arqueológicas feitas em algumas partes da fachada da Rua do Castelo dos Governadores, foram encontradas peças do século XV e XVI.
Dentre as peças encontradas estão fragmentos de cerâmica, moedas cunhadas e vidradas mouriscas.
Marina de Lagos
Repleta de embarcações de todos os tamanhos, a Marina de Lagos é o ambiente ideal para um jantar romântico, ou mesmo uma simples caminhada.
A ponte de pedestres atravessa o canal e dá acesso a um complexo de restaurantes com vista para os barcos ancorados. É também o local onde são oferecidos os passeios de barco.
Bem próximo à Marina situa-se o Museu de Cera do Descobrimento para quem pretende aprender um pouco mais sobre esse período da história de Portugal. O tour dura cerca de 30 minutos.
Forte da Ponta da Bandeira
Trata-se de uma antiga edificação militar de formato retangular simples. Em cada ponta há um torre de vigia com simpáticos e pequenos campanários. As paredes são largas e maciçamente construídas em pedra.
Datado do século XVII, é um dos exemplares de fortificações marítimas mais bem conservados de todo o Algarve. Ainda funciona como núcleo museológico, com destaque para a capela com interior coberto de azulejos.
Castelo dos Governadores
O Castelo dos Governadores, na verdade, é apenas um trecho da antiga muralha de Lagos que passou por reformas e restaurações.
Ainda assim, representa o antigo esplendor da cidade, com seus dois torreões militares guardando a entrada do Arco de São Gonçalo. Provavelmente, a estrutura foi erguida por ocupantes islâmicos, principalmente se observarmos seu formato poligonal.
É um dos principais pontos turísticos da cidade de Lagos, não deixe de registrar a famosa janela em estilo manuelino, de onde supostamente, D. Sebastião avisou ao povo a decisão de entrar em guerra contra o rei mouro.
Mercado Municipal
Como tudo em Lagos tem a ver com navegação, o principal produto do Mercado Municipal só poderiam ser os pescados. No primeiro piso ficam as bancas de mariscos e peixes.
As frutas ficam no segundo andar e os sábados são os dias mais movimentados. Fundado em 1924, o Mercado Municipal de Lagos é um ponto turístico excelente para quem deseja comprar produtos frescos produzidos no local.
Museu Municipal Dr. José Formosinho
Fundado em 1930, o museu leva o nome do seu criador, o arqueólogo José Formosinho. É um espaço dedicado à exposição do acervo histórico, arqueológico, etnográfico e artístico de Lagos e de outras partes do Algarve.
O complexo inclui a Igreja de Santo Antônio cujo interior é ricamente decorado em dourado, com as paredes repletas de pinturas sacras, um imóvel que abriga as peças posteriores a 1460, e um outro que receberá as peças arqueológicas quando ficar pronto.
Praias de Lagos
As praias de Lagos são um dos seus maiores atrativos turísticos. Separadas por formações geológicas, algumas são acessíveis por escadas e túneis entre as rochas.
A Praia da Batata tem guarda-sóis para os banhistas e passarelas de madeiras para não sujar tanto os pés. Dá acesso à tranquila Praia dos Estudantes, também encantadora. Vale a pena visitá-la para ver a ponte em arco que une duas rochas imensas.
A Praia da Dona Ana é deslumbrante, uma das mais bonitas de Portugal. Inclusive, já foi considerada a mais bonita do mundo (2012) pela revista de viagens Condé Nast Traveller.
Para chegar à Praia do Camilo o visitante precisa descer um escadão. Embora bonita, margeada pelos paredões de pedra, o trecho de areia é curto e bem disputado entre os turistas.
Onde comer em Lagos, Portugal?
Além dos locais que já recomendamos ao longo do texto, o Tasca da Lota é um restaurante simples, com preços bem honestos e comida deliciosa. Fica na Doca da Pesca.
A Tasca do Kiko também merece uma menção especial. Fica na Estrada de São Roque, serve deliciosos pratos com peixes, lula, e também receitas especiais como a moqueca baiana-portuguesa.
O restaurante 2 irmãos fica na Praça Infante Dom Henrique, na Avenida dos Descobrimentos. As mesas ficam ao ar livre, com vista para a praça e a comida é deliciosa, assim como o vinho.
O que fazer em Lagos em 1 dia?
Se você gosta de praias e não abre mão de conhecer algumas, prefira a da Praia Dona Ana, a mais linda de todas. Visitar o Forte e o Castelo dos Governadores pode ser uma atividade para o período da tarde, após um almoço na Marina.
Não esqueça do Museu Municipal Dr. José Formosinho um pouco antes de voltar para o hotel. Para encerrar bem o dia, que tal um jantar em um dos restaurantes do entorno da Praça de Gil Eanes?
Quanto custa para morar em Lagos, Portugal?
Já está pensando em morar em Lagos, Portugal? De fato, a região do Algarve é muito atrativa para quem deseja sol praticamente o ano inteiro e ainda assim viver em solo europeu.
O aluguel varia bastante conforme a região de Lagos que pretende viver. Um apartamento de 3 quartos, afastado do centro custa cerca de €1.096,00, enquanto em uma região mais centralizada o preço é aproximadamente €1.500,00.
Engana-se quem pensa que viver em Portugal é barato. As contas fixas mensais de energia, água e gás para duas pessoas, por exemplo, ficam entre €105,00 a €150,00.
Seu seguro viagem em promoção está aqui!
Agora que já sabe que o seguro viagem é obrigatório para estrangeiros que queiram entrar em países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Itália, só precisa pesquisar pelo plano ideal e fazer as malas.
Para obter os maiores descontos e pagar os melhores preços, não deixe de visitar o Seguros Promo para ter acesso a todas as opções de planos: ainda dá para pagar com PIX e ter mais 5% de desconto!
Gostou de ficar por dentro de tudo sobre a cidade de Lagos? Esse destino tem sido cada vez mais procurado pelos turistas em busca de belas praias, e também por brasileiros que pretendem conhecer mais da história de Lagos, Portugal.
Continue sua leitura!