Com uma velocidade de até 45 km/h, é fácil de manusear, e tem autonomia de 75 km. A bateria de íons de lítio de 5,5 kWh, alojada sob o assoalho, pode ser recarregada por meio do cabo elétrico de bordo. Depois que o cabo é conectado, leva menos de quatro horas para carregar totalmente usando uma tomada convencional de 220 V.
A estrutura da cabine é adaptada na parte do compartimento de passageiros para que as pessoas com deficiência possam acessar facilmente a cabine e dirigir. Isso envolveu o aumento da abertura da porta do motorista, o auxílio de transferência a bordo, a inclusão de um controle de aceleração e freio por meio de uma alavanca próxima ao volante e a adaptação do espaço interno para acomodar uma cadeira de rodas desmontada.
O acesso a bordo foi projetado para facilitar a entrada e saída do carro, que tem uma porta larga e com abertura oposta no lado do motorista (com dobradiça traseira). O ângulo de abertura da porta foi aumentado para permitir que os condutores colocassem uma cadeira de rodas paralela ao assento.
Uma prateleira removível e retrátil pode ser desdobrada para permitir que a pessoa faça a transferência da cadeira de rodas para a cabine. Os ocupantes podem passar da cadeira de rodas para o assento do motorista auxiliados por uma alça fixada na parte superior da moldura da porta interna.
Local de arrumação para a cadeira de rodas
No transporte da cadeira de rodas, é possível colocá-la no compartimento do passageiro, aproveitando o grande volume de armazenamento. Para isso, é preciso retirar as rodas da cadeira e prendê-las no assoalho usando um suporte especial projetado especificamente para isso. A cadeira de rodas então pode ser dobrada e encaixada no banco do passageiro, presa por um cinto de segurança adicional e específico. Essa configuração permite a qualquer usuário com paraplegia ou limitações de mobilidade ter autonomia para usar o Ami de maneira independente.
Outra opção é se um passageiro estiver presente, a cadeira de rodas pode ser colocada em um espaço dedicado na parte traseira do veículo graças a um bagageiro de alumínio. A cadeira de rodas pode ser instalada pelo passageiro e conta com a opção de ser coberta por uma lona protetora, mantendo todo o espaço na cabine.