Linguagem simples: Linha 5-Lilás promove comunicação acessível para Pessoas com Deficiência

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Jocelyn Cardenas, Gerente de Comunicação das linhas 4 e 5 do metrô, colaborou no projeto e falou sobre a escolha da estação. “A linha 5 transporta cerca de 650 mil pessoas por dia, ela é considerada a linha dos hospitais. Temos um eixo entre as estações Santa Cruz, AACD-Servidor e Hospital São Paulo em que público comumente está em tratamentos de câncer, têm questões de mobilidade ou são pessoas com deficiência”.

A linguagem simples

A linguagem simples que está em teste nas placas é indicada para pessoas de baixo letramento, autismo, deficiência intelectual, idosos, crianças e pessoas com deficiência auditiva.

A prática envolve mais do que trocar as palavras por termos mais simples, mas também: “Usar desenhos, imagens que representam o assunto e evitar siglas. Ao mesmo tempo, é melhor usar expressões do dia a dia”, pontua Stephanie Lima, atendida pelo IJC e uma autodefensora.

Sobre os trabalhos no metrô, Jocelyn afirma que “O esforço vai muito além do que você colocar um direcionador com texto simples, estamos mapeando todos os pontos de interface que podem ser melhorados. Por isso, fizemos essa reunião com os autodefensores”.

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