Coordenação motora: 5 atividades para PcD

Ter domínio do próprio corpo é fundamental, não é mesmo? Entretanto, muitas pessoas encontram dificuldades para essa tarefa, principalmente pessoas com deficiência (PcD). Mas, o que é responsável por esse domínio? A coordenação motora!

Para desenvolvermos o controle dos nossos movimentos, precisamos fortalecer a coordenação motora. Existem diferentes formas de fazer isso, mas quando se tem alguma deficiência, seja física ou intelectual, essas formas podem acabar sendo reduzidas.

Por esse motivo, independentemente da sua condição, é essencial procurar maneiras para ampliar essa habilidade. Nesse post, vamos falar sobre 5 atividades para desenvolver a coordenação motora para pessoas com deficiência.

O que é a coordenação motora? 

É a capacidade do corpo de desenvolver ou executar um movimento, que permite que o indivíduo domine o próprio corpo. Reações relacionadas com equilíbrio, velocidade, agilidade como pintar, escrever, falar, e outras, estão dentro da coordenação motora. 

Existem 2 principais categorias de coordenação motora: 

Ampla – é a habilidade responsável por dominar e controlar o próprio corpo para qualquer movimento, trabalha o controle de grandes músculos, envolvendo equilíbrio e força. 

Fina – envolve movimentos detalhados feitos por pequenos músculos, como escrever, desenhar e recortar que são realizados pelas mãos.

Ambas as categorias são necessárias para algum tipo de habilidade, e cada uma possui uma técnica para ampliar. Vamos focar em atividades para desenvolver a Coordenação Motora Ampla,  ou seja, atividades que envolvam o corpo todo.

5 atividades para Pcd

Dança 

A dança é uma ótima atividade para estimular a consciência corporal, equilíbrio e noção de espaço por utilizar o corpo todo. Assim como melhora o rendimento físico, também aumenta de força, agilidade e flexibilidade.

Além disso, a dança pode atender a diversas pessoas, cada uma com suas habilidades e limitações, onde todos participam e se divertem. Beneficiando o social, emocional e aumentando a criatividade trazendo atividades rítmicas e lúdicas.

Jogos teatrais

Os jogos teatrais são bem amplos, podendo incluir improviso, jogos de concentração, musicais, entre outros. A sua adaptação acontece com facilidade e de diversas formas, trabalhando diferentes estímulos. 

Trazer benefícios artísticos, como capacidade interpretativa e expressiva, aumenta a autoestima e diminui a timidez. Bem como, a criatividade e raciocínio lógico são exploradas constantemente dentro do teatro.

Circuito 

O circuito é frequentemente praticado em aulas de educação física ou em academias por utilizar todo o corpo e ter benefícios como melhora do equilíbrio e condicionamento físico. Como é o responsável, seja o professor ou o personal trainer, que monta e estipula o circuito, a sua adaptação ocorre facilmente.

Utilizar cones é uma ótima opção para auxiliar no senso de direção, colocar os cones com uma distância que passe uma cadeira de rodas é uma adaptação simples que faz total diferença. Usar duas barras perpendiculares para limitação é um ajuste que pode ser feito para incluir pessoas com deficiência visual ou alguém que tenha mobilidade reduzida, assim é possível realizar um caminho em linha reta com segurança.

Blocos de construção

Uma brincadeira comum e simples que auxilia na concepção de espaço e equilíbrio.  A forma mais tradicional é utilizar blocos pequenos que beneficiam a coordenação motora fina, entretanto é possível realizar em grande escala. 

Caixas de papelão, de sapato ou qualquer caixa grande podem servir de blocos de construção. Desse modo, os indivíduos precisam de mais movimentação para alcançar os blocos e assim empilhá-los. Além disso, os blocos de construção auxiliam no raciocínio lógico, na concentração e na criatividade.

Lembre-se de deixar os objetos em uma altura adequada para alcançar na cadeira de rodas. Para pessoas com deficiência visual, essa brincadeira precisa de identificação tátil, como por exemplo texturas diferentes, desse modo o indivíduo pode empilhar apenas os blocos com texturas iguais em uma pilha.

Esportes

A forma mais conhecida de desenvolver a coordenação é através dos esportes, podendo ser realizado em qualquer idade e de maneira divertida. Além de favorecer os aspectos motores e físicos, a prática de esportes está ligada com o desenvolvimento social, como por exemplo: saber compreender desafios, superar obstáculos e lidar com vitória e derrota.

Há diversas maneiras de se adaptar um esporte, seja apenas ajustando as regras ou encaixando equipamentos que auxiliam sempre que possível. Incentivar a participação de pessoas com deficiência para esportes em equipe, aprimora o senso de coletividade, assim todos irão somar suas habilidade para um objetivo em comum.

Benefícios 

Conforme são realizadas mais atividades que devolvem a coordenação motora, mais ampliada serão as habilidades da pessoa. Portanto, quanto mais atividades forem feitas, maior será a sua evolução. O avanço das habilidades motoras aumenta a compreensão do próprio corpo, para assim proporcionar mais independência e mais movimentação no cotidiano.

Além disso, realizar trabalhos motores com pessoas com deficiência proporciona interação social, bem como o encorajamento de descobrir as potencialidades e limitações. Oferecer experiências lúdicas evolui a criatividade e beneficia a saúde emocional como um todo.

Proporcionar um primeiro contato para a pessoa com deficiência nas atividades propostas faz toda a diferença para melhorar a adaptação, tanto do participante quanto do organizador da atividade. Torna-se necessário ter um olhar atento para identificar possíveis melhorias e adequações, assim como monitorar a evolução do indivíduo.

Priorizar a independência do indivíduo é indispensável, portanto sempre planeje as atividades de forma que seja possível realizar de forma independente. Mas lembrando que sempre deve-se respeitar os limites e limitações de cada pessoa.

Por fim, falar em inclusão é tornar um ambiente acessível para todos independentemente da condição ou habilidades de cada um, assim como incentivar a participação efetiva de todos.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais e confira nosso outro texto sobre Integração Sensorial.



LInk Original

Related posts

Viagem com a cadeira de rodas: um guia para você!

Start: a cadeira de rodas versátil da Freedom

Confira 7 desenhos animados com personagens PcDs