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Direitos da pessoa com deficiência no transporte público, saiba o que é garantido

by admin

Ao mesmo tempo, os ônibus com elevadores também só podem receber uma pessoa cadeirante por vez. “É a norma dos ônibus, só recebem uma pessoa em cadeira de rodas. Se tiver duas pessoas no ponto, você perde o ônibus; se já estiver ocupado, você também perde. Já aconteceu comigo várias vezes”, ela detalha.

Por fim, Silvana compara as plataformas de ônibus nacionais com as de outros países. “No Brasil, você precisa que o motorista pare, saia, abaixe a rampa manualmente e te ajude”. Enquanto isso, em outros locais, como Estados Unidos e Europa, os elevadores são mais largos e permitem a entrada do PCD por conta própria. Além disso, nesses locais, o motorista aciona a rampa de dentro do veículo, sem precisar descer”.

Ônibus intermunicipal

Nos ônibus intermunicipais, a situação piora. “É horrível, você precisa usar uma poltroninha e não há espaço para cadeira de rodas, isso é um absurdo. Se eu tiver que ir de São Paulo para São Caetano ou Guarulhos, eu não consigo”, explica Silvana. a EMTU, em nota, afirmou que 3.289 ônibus intermunicipais têm elevadores em São Paulo e 199 contam com piso baixo.

De acordo com Silvana, os ônibus intermunicipais de São Paulo que possuem adaptações para pessoas com mobilidade reduzida utilizam uma poltrona especial. Esse assento se move e transporta a pessoa para dentro do veículo. Sendo assim, os cadeirantes precisam ser retirados de suas cadeiras e carregados no colo até a poltrona. “Essa poltrona está em poucos ônibus, e é uma adaptação brasileira”, ela explica.

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