A mobilidade é um dos aspectos mais importantes da vida cotidiana de uma pessoa com deficiência física. Para muitos, a cadeira de rodas oferece a independência necessária para ir e vir, mas aprender a dominar certas manobras podem ser um pouco desafiador, como, por exemplo, empinar a cadeira de rodas.
Empinar as rodas dianteiras, também conhecido como wheelie, é uma técnica que permite ao usuário inclinar a cadeira para trás, para assim levantar as rodas dianteiras do chão e equilibrar-se nas rodas traseiras.
Neste post, vamos falar sobre como empinar a cadeira de rodas, trazendo um passo a passo para que você consiga aprender a fazer essa manobra. Continue lendo para saber mais!
O que é essa técnica?
É uma técnica onde as rodas dianteiras da cadeira são levantadas, deixando o usuário equilibrado apenas sobre as rodas traseiras.
Embora seja comumente associado a esportes radicais ou exibições, essa técnica tem uma função essencial para usuários de cadeira de rodas, especialmente aqueles que utilizam cadeiras manuais. Com esta técnica, é possível:
- Subir e descer meios-fios sem a necessidade de rampas ou ajuda externa;
- Superar terrenos irregulares, como paralelepípedos, grama ou areia;
- Evitar quedas em superfícies inclinadas ou desniveladas, ajustando o centro de gravidade da cadeira;
- Melhorar a destreza e controle geral sobre a cadeira, aumentando a confiança e a autonomia do usuário.
Dominar essa estratégia pode ser desafiador, mas com prática e paciência, qualquer pessoa pode aprender. Ela requer um bom controle do corpo, equilíbrio e confiança na cadeira de rodas.
Dicas para empinar a cadeira de rodas
Agora que você já sabe quando usar essa habilidade, vamos dar algumas dicas para você aprender a dominá-la. Primeiro, vamos falar sobre o posicionamento das mãos. Observe a imagem abaixo para entender as indicações. Finja que a roda traseira e o aro de propulsão são um relógio.
Como as quedas podem acontecer facilmente, é fundamental que primeiro você treine com auxílio de alguém. Peça que a pessoa fique atrás de você para assegurar que você não irá tombar para trás.
Além disso, comece a treinar em um tapete ou alguma superfície macia, e caso você venha a cair, não irá se machucar. Confira nosso outro post sobre quedas e esteja preparado!
Treino com auxílio:
Você pode treinar com alguém para lhe auxiliar a entender o ponto de equilíbrio necessário para empinar a cadeira de rodas.
- Peça para a pessoa ficar atrás de você e inclinar a cadeira de rodas.
- Segure o aro de propulsão na posição de 2 horas no relógio.
- Tente se equilibrar com o auxílio da pessoa.
- Deixe o tronco próximo dos joelhos para lhe auxiliar no equilíbrio.
- Assim que você estiver seguro, peça para que a pessoa largue a cadeira de rodas e permaneça atrás de você.
- Se acostume a ficar nessa posição por algum tempo.
- Para descer, solte aos poucos o aro de propulsão.
Ultrapassando pequenos obstáculos:
Para momentos em que você precisar levantar as rodas dianteiras por um curto período, como ultrapassar pequenos obstáculos, você pode empinar parcialmente a cadeira de rodas. Desse modo é possível levantar as rodas dianteiras de forma rápida, exigindo menos equilíbrio e domínio da técnica.
- Aproxime-se do obstáculo que você deseja atravessar.
- Segure o aro de propulsão na posição 2 horas.
- Puxe o aro de propulsão para trás, e incline o tronco para frente ao mesmo tempo.
- Assim você irá conseguir levantar as rodas dianteiras levemente para passar o obstáculo.
Empinando a cadeira de rodas
Após você entender mais sobre a técnica, vamos ao passo a passo!
- Segure o aro de propulsão na posição 2 horas.
- Impulsione a cadeira de rodas para trás. Suas mãos estarão na posição 11 horas.
- Trave o aro de propulsão com as mãos na posição de 2 horas, empinando as rodas dianteiras.
- Incline o tronco e a cabeça para frente para facilitar o equilíbrio.
Para manter o equilíbrio, é preciso controlar o aro de propulsão. Para levantar as rodas dianteiras mais alto, você precisará empurrar o aro de propulsão para frente. Agora, para baixar as rodas, você deve empurrar o aro de propulsão para trás, isso serve também caso você sinta que irá tombar.
Para conduzir a cadeira de rodas para frente enquanto estiver com as rodas dianteiras erguidas, você irá precisar soltar o aro de propulsão com muita calma, para que você não perca o equilíbrio ou deixe cair as rodas dianteiras. O segredo é aplicar uma pressão constante e controlada nas rodas traseiras para manter a cadeira em movimento.
Se precisar, aplique uma leve pressão nos aros para desacelerar ou manter o controle. Mantenha as mãos firmes nos aros e vá empurrando suavemente para frente enquanto controla a velocidade.
Para descer de maneira segura, basta diminuir a pressão nos aros de propulsão, permitindo que as rodas dianteiras retornem ao chão. Certifique-se de fazer isso de forma suave para evitar qualquer impacto que possa causar desequilíbrio ou danos à cadeira de rodas.
Segurança em primeiro lugar!
Mantenha a calma. É comum que você sinta uma leve insegurança nas primeiras tentativas. Isso é normal. Respire profundamente e continue ajustando a força aplicada nas rodas traseiras até encontrar o equilíbrio ideal.
Como qualquer habilidade, a prática leva à perfeição. Dominar essa técnica pode levar algum tempo, mas com dedicação e consistência, você se tornará cada vez mais confortável e seguro ao realizar a manobra.
Inicialmente, defina pequenas metas, como manter as rodas erguidas por alguns segundos ou superar pequenos obstáculos. Conforme sua confiança cresce, tente incorporar a técnica em diferentes situações cotidianas.
Agora você conheceu algumas dicas que podem ajudar você a enfrentar alguns desafios comuns no seu dia a dia. Confira também nosso post de Como subir e descer degraus com cadeira de rodas! Nos siga nas redes sociais para mais informações.