Home » saiba mais sobre a prática radical!

saiba mais sobre a prática radical!

by admin

O rapel é para quem gosta de desafios, aventura, liberdade e explorar a natureza com altas doses de adrenalina, mas saiba que a prática exige bastante conhecimento e preparo.

Apesar da técnica não ser muito comentada no Brasil, há vários praticantes espalhados pelas regiões do país, e cada vez mais novos adeptos estão sendo conquistados.

No artigo de hoje, falamos um pouco sobre o rapel e listamos 5 lugares incríveis no Brasil, onde você pode praticar a atividade. Veja só! 

Seguro viagem com 20% de desconto? Exclusivo com o cupom BLOG20, compre agora!

Rapel no Brasil: saiba mais sobre a prática!

Fonte: Pxhere / CC0

O rapel é um esporte de origem francesa, que visa realizar a descida de uma encosta utilizando apenas uma corda dupla que desliza controladamente pelo cabo com o auxílio de equipamentos básicos de segurança, como capacete, luvas, entre outros.

Atualmente o rapel é muito utilizado para a exploração de grutas e cavernas, e para operações militares como resgates, entre outras. 

É um esporte que oferece alguns riscos para o usuário, que podem, claro, ser evitados com o uso dos itens adequados, e aqui você poderá saber mais sobre ele. Confira!

Tem rapel no Brasil?

Sim, existe rapel no Brasil, mas pelo fato do esporte ainda ser pouco conhecido, muitas pessoas costumam ter essa dúvida. 

Por isso, mais adiante iremos citar quais locais do território brasileiro são destinados a essa prática. Veja só!

Em que ano o rapel chegou no Brasil?

O rapel chegou no Brasil nos anos 2000, junto da espeleologia (responsável pelo estudo de cavernas). Inclusive, foram esses os profissionais responsáveis por popularizar a atividade no país. 

Apesar da popularidade, o rapel só começou a ser praticado com finalidade esportiva nos últimos anos.

Onde se pratica rapel no Brasil?

Onde se pratica rapel no Brasil?
Fonte: Pxhere / CC0

Os adeptos costumam realizar rapel em cachoeiras, montanhas, cavernas, paredões, entre outros lugares. 

O Brasil, com toda sua imensidão e belezas naturais, possui diversos ambientes ideais para a prática dessa atividade. 

Sendo assim, separamos alguns dos melhores destinos brasileiros para praticar o esporte! 

Gruta do Lapão (BA)

A Gruta do Lapão está localizada na Bahia, mais precisamente na Chapada Diamantina, um destino já almejado por praticantes de esportes radicais e amantes da natureza. 

Lá é possível unir uma trilha com a prática de rapel, pois para chegar até a Gruta é preciso fazer uma caminhada a pé, em que você pode apreciar as belezas naturais do local. 

A descida da gruta tem cerca de 50 metros e pode ser feita de forma tradicional (quando há contato dos pés com a parede ou rocha) ou de maneira negativa (quando não há esse contato). 

Boca da Onça (MS)

Trata-se de um complexo com trilhas e cachoeiras localizado na cidade de Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, sendo a Boca da Onça a principal atração da região, com uma queda d’água de mais de 100 metros.

O lugar é bastante procurado pelos aventureiros, uma vez que o espaço abriga o maior rapel de plataforma do Brasil, com 90 metros de altura.

Para tornar a prática viável, foi construída uma estrutura metálica que avança 15 metros sobre a encosta. 

Nesse local o rapel é praticado de forma negativa, ou seja, sem o apoio dos pés na superfície para evitar o desgaste das rochas.

Pedra da Tartaruga (RJ)

Pedra da Tartaruga (RJ)
Fonte: Daniela Lopes Segadilha / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Pedra da Tartaruga está localizada na Barra de Guaratiba e é considerada o melhor lugar para a prática de rapel no Rio de Janeiro.

Para chegar até o topo é necessário fazer uma trilha que dura em média 1 hora. 

A pedra fica a mais de 100 metros do nível do mar e possui cerca de 98 metros de altitude, mas o rapel em si, tem cerca de 46 metros de altura, com a maioria do trecho em negativo.

A parte negativa é aquela marcada pela falta de contato dos pés com a rocha, deixando a prática ainda mais emocionante.

Cataratas do Iguaçu (PR)

As Cataratas do Iguaçu são atrações bastante famosas que ficam localizadas no Paraná

O local integra a lista das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, além de ser um ambiente propício e muito procurado para a realização do rapel. 

Sendo assim, os aventureiros precisam fazer uma trilha suspensa por dentro da mata, até a plataforma. Depois, a descida do Cânion do Iguaçu oferece 55 metros de pura adrenalina. 

Escolher praticar rapel nessa região é misturar variadas sensações com paisagens de tirar o fôlego!

Cachoeira do Véu da Noiva (PE)

A Cachoeira do Véu da Noiva está localizada no município de Bonito, em Pernambuco. 

Essa e outras quedas d’água da cidade, já foram eleitas como parte das 7 Maravilhas do estado. 

Mas dentre todas elas, Véu da Noiva se destaca para a prática do rapel e sempre há turistas que se desafiam a descer os seus mais de 30 metros de altura, enquanto admiram a natureza. 

A idade mínima para praticar o esporte na região é de 5 anos, o que torna a descida uma ótima opção de passeio em família.

Promoção de seguro viagem nacional! 

Independente se o destino é internacional ou nacional, se é obrigatório ou não, o seguro viagem sempre será recomendado, pois nada melhor do que se precaver, principalmente quando for praticar esportes radicais.

A contratação de um plano é importante porque nem todos os convênios possuem cobertura nacional, e imprevistos relacionados à saúde podem acontecer a qualquer momento. 

Um bom seguro te garante auxílio em diversas situações, como emergências médicas, perda de bagagem, cancelamento de voos, entre outras.

Aqui no Seguros Promo, oferecemos a possibilidade de comparar os melhores planos do mercado, para facilitar a escolha do que mais se encaixa no seu orçamento. 

Além disso, nossa equipe está pronta para te auxiliar caso qualquer dúvida surja, então faça já uma cotação para conferir as promoções que estão disponíveis e aproveite!

Quer praticar rapel nos melhores destinos do Brasil de forma segura e com economia? De Promo Você pode! 


Continue sua leitura!



Link Original

Related Articles

Deixe um comentário